Thursday, December 25, 2008

Madurai e Meenakshi


Madurai e Meenakshi‏

Madurai, um templo vivo.
Madurai, onde Parvati é Meenakshi, a deusa verde.

Centenas ou mais peregrinos aproximam-se com a rapidez de quem tem 40 dias para
chegar a SabariMala em Kerala.

As enormes torres coloridas estão cobertas de palha... mas não são elas quem eu procuro. E' esta massa de gente negra, de olhos negros e loungis pretos que me empurram para chegar a Meenakshi, onde eu nao posso entrar. São corredores de pedra, algo sombrios, 108 Ganeshas como num Japa Mala.

O branco dos olhos em movimento. Não há mulheres praticamente, as menstruadas estão interditas.

À entrada todos se benzem, 3 riscas horizontais de cinza branca em nome de Shiva.

E' noite cerrada, ignoro os bichos que me mordem hipnotizada pelos corpos negros que visitam Meenakshi. Começam os cânticos e uma corneta estridente inaugura o cortejo.
E' hora de levar Shiva aos aposentos da sua amada. Quase esqueço as sandálias a saída.
Estou envolvida pela aura que energiza os peregrinos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home