Thursday, November 15, 2007

UBUD (BALI) - SENGGIGI (LOMBOK)


Dia de festa, festa do templo de Campuan.
O Nyoman empresta-me as suas roupas de mulher e veste-me da cabeca aos pes para tal evento religioso.
Abotoa-me os colchetes de uma camisa rendada vermelha e eu mal respiro. Depois um sarong de cerimonia que da tres voltas as minhas pernas e me faz andar como uma gueisha. E estou pronta!
Os dois rapazes improvisam uns sarongs e la vamos felizes e a rigor para o desfile.
Gamelon, a musica dos xilofones e das tacinhas, familias inteiras, altares e uns bichos enormes com dois homens por baixo que lhe dao vida e que so podem morrer de calor. Uma parada religiosa a Shiva de Campuan!

Varanda, piscina, mercado, spa, piscina, varanda, mercado, varanda, piscina, restaurantes com charme em almofadas sobre caninhas de bamboo, flores de lotus no lago do templo, o homem que toma conta do templo, da segunda casta hindu de Bali, as suas historias...

A guerra contra o reino das baratas gigantes que comecamos a ganhar logo no segundo dia. As pequenas osgas que fazem `gecko` e parecem crocodilos aos gritos.

Um ultimo `selamat pagi zuana` de Nyoman e Ferry para Lombok no arquipelago de Nusa Penida. Em cada minuto naquele barco admiro o meu Pai marinheiro de alto mar.
Estrategicamente bem colocados em frente a chamine quando ela resolve cuspir umas coisas pretas... e chegamos a Lombok como que saidos de uma mina.

Volto ao islamismo... nao tao desorganizado como Java... nem nada que se pareca... mas alguma coisa... Montanhas e palmeiras, muitas palmeiras e a costa e o mar em frente, ceu vermelho de nuvens negras e o barulho do mar e dos `geckos`.
Mergulhamos no mar ao fim da tarde, os tres, o ceu esta vermelho e cor de rosa com nuvens negras, lindo e quente, e ai ficamos ate anoitecer.
Bejios
Joana

0 Comments:

Post a Comment

<< Home