Monday, November 12, 2007

YOGYAKARTA-JAKARTA (JAVA) - UBUD (BALI)


Dias atras Jakira deixa-me no aeroporto encharcada com mais um diluvio de Java... eu deixo-lhe o meu canivete com o qual viagei nos ultimos 9 anos, para a pescaria digo-lhe. E apanho o meu voo de 18 euros para Jakarta. Ai comeca a confusao capitalesca de um aeroporto internacional. Nao me querem dizer onde esta o autocarro do aeroporto para o outro terminal porque me querem levar de taxi (sao 2 minutos...). Encontro o Cesar e partimos para a cidade mais feia do Mundo para passar uma unica noite dado nao haverem mais voos nesse dia. Sou comida viva pela mosquitada e no dia seguinte voamos para Denpassar e vamos directos a Ubud.

Bali e Hindu, mais limpo, mais organizado, mais bonito aos olhos, mais bem cheiroso e mais harmonioso.
Mais turistico, milhares de vezes mais com os precos a aumentar 5 a 10 vezes mais.
Fica para tras o caos alegre de Java e os canticos das Mesquitas que me diziam as horas dia e noite.

Apesar de tudo as pessoas ainda usam os trajes tradicionais e nao so os velhos mas tambem os meninos e as meninas. Destoam as mochilas modernas e os telemoveis.
Ha um campo de futebol enorme cheio de meninas com equipamentos cor de rosa que da uma certa aragem ao centro de Ubud.
Tudo em Bali parece um templo e assim e o nosso hotel de bungalows, meio templo, meio hotel com uma piscina abencoada por uma enorme deusa de pedra.
Conseguimos fazer tanto barulho os tres que todos desaparecem e fica sempre a piscina so para nos.

Arredores de Ubud sao horas de campos de arroz. Verdes, amarelos ou repletos de agua, e calor e sol e a chuva nao vem por mais de uma hora por dia. Vulcoes por ai. Campos e campos e templos e templos.
Partimos um dia para dar uma volta que acabou por demorar 5 horas... em trilhos todos iguais de campos arroz nao ha vivalma que nos indique o caminho. Um chapeu em bico ao longe e grito `Ubud?`...para tras..

Java e Bali sao opostos. Eu diria paises diferentes, povos diferentes.
O que duas religioes nao fazem.
Beijos
Joana

0 Comments:

Post a Comment

<< Home