Saturday, April 28, 2007

COMBOIO La Habana-Santiago


Sao 17h30 quando me despeco de Yonaisis e de Laura. Calle Luz acima ate a estacao,de mochila, porque embora tenha andado sempre de bicitaxi, hoje alguem decidiu que e proibido aos turistas.
17h50 chego ao caos instalado ou ferrocarriles de cuba. Sem saber bem como apercebo'me que e preciso confirmar o bilhete e descobrir a linha. Ha um comboio para Guantanamo 3 horas atrasado e eu comeco a ficar algo assustada.
Nas televisoes em vez de aparecerem as linhas esta a dar a pequena sereia.
Sem opcoes, vou perguntando um a um quem vai para santiago, ate encontrar uma velha ao pe da qual me sento. As linhas sao anunciadas por uma voz estridente e imperceptivel. Agora sento'me e relaxo dado ter uma santa ao pe de mim.
Nao se vende comida em lado nenhum. Sou eu, 3 aguas e 4 sumos para 14 horas ou sabe'se la quantas.
Sao 19h quando tudo se levanta e corre para uma portinhola metalica na linha 3. Eu esmagada la no meio vejo muitos voltarem para tras por nao terem a confirmacao do bilhete. Menina esperta eu!
Encontro o comboio e aqui tudo normaliza, encontro o meu lugar a janela e suspiro de alivio.
Sao lugares sentados e com ar condicionado que funcionou ate as 8h do dia seguinte. Um dia antes tinha perguntado por carruagem cama...'estas en cuba mi amor!'
Outra vez uma gritaria, um homem berra pela galega, sua mulher que perdeu no meio do caos, milhares de sacos. Uma vem de rolos na cabeca para chegar bonita ao seu destino. Vem uma gordita pedir'me para lhe apertar o soutien que se despertou quando subiu as escadas.
Sou eu a turista do comboio, e com oculos escuros e maquina fotografica nao engano ninguem.
Abro a mesa e tenho que meio enojada enxotar 2 baratas. Ha comboios em cuba mesmo antes de os haver em espanha...
E fim da tarde e a saida da estacao mais parece um cemiterio de comboios.
Mas Havana e linda ao entardecer.
Cheguei a Santiago as 11h do dia seguinte depois de conhecer quase toda a carruagem e de dormir 12 horas. Tinha Maria del Carmen a minha espera com um papel com o meu nome bem escrito.
Beijos
Joana

0 Comments:

Post a Comment

<< Home