Sunday, December 06, 2009

Colombo



No chamado “terceiro mundo” há uma minoria de capitais que valem a pena e Colombo não é uma delas.
A construção foi desenfreada, misturada com edifícios coloniais decadentes e abandonados, que só com muita imaginação nos relembram outros tempos. E seriam melhores esses tempos? Ou só simplesmente bonitos e perfeitos para alguns?

Os templos hindus estão camuflados pela sujidade das ruas que vedem ouro e os mercados cheiram horrorosamente mal e... pedem-me... porque sou branca.
Os corvos tentam arrastar da estrada uma enorme ratazana despedaçada pelos “tuctucs” o que espelha a generalidade.

As cidades são a tristeza dos pobres, sempre serão. E são duras de sobrevivência.

Paragens de barricadas de militares junto à zona nobre… são sacos de areia e miúdos armados…

Refugiamo-nos no Galle Face hotel, tão bonito por fora como velho por dentro.
Ainda assim toda esta grandiosidade tem torres de vigia com metralhadoras a poucos metros… que se vêm da maravilhosa piscina que dá para o mar.

As eleições foram há duas semanas e dizem que a guerra acabou… mas o Norte é interdito. Constam mais de 250.000 refugiados… escondidos do Mundo.

Não sei quem são os bons, nem quem são os maus, pois as atitudes têm sido ao longo dos anos desastrosas de ambas partes. “Governo” vs “Tigres Tamil”.
Nem sei porque lutam… por terra... religião... costumes… o habitual, que nunca será compreensível para quem está tão distante e só vê guerras incompreensíveis na televisão… sempre tão distantes.

Clarões de trovoada iluminam o mar… e pergunto-me se não devia evitar tais países, que escondem do Mundo as suas atrocidades.

Estou a crescer, abandono egoísmo, ganho sabedoria e alegria, mas também medos que não existem em criança, ganho amor e acrescento sentimentos.
Viajar fez-me imensamente crescer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home