Friday, December 01, 2006

VARANASI


VARANASI

Varanasi e uma cidade magica. Uma India magica. Uma cidade velha cheia de ruelas. Ruelas tao estreitas que quase nao se ve o ceu. Templos pequenos, mais altares por cada esquina.
Tudo se vende. Iogurte, um doce de leite maravilhoso, bolos muito doces, uns fritos aos quais nao me arrisquei. Imagens sagradas do Hinduismo, potes com agua do ganges, mercearia, drogaria... tudo em ponto pequeno, cabe apenas o vendedor. Por todo lado um cha muito doce com leite que tambem ja aprendi a gostar.
Hoje quando comprava um brinquedo para o meu sobrinho 2 meninas apontavam para aquele casal de noivos que se poe por cima dos bolos de casamento, de plastico com um pequeno veu de tule. Comprei os elefantes para o Rafael e dois casais, um para cada menina. Deram-me um beijinho todas sorridentes.
Ontem conheci a irma de um rapaz que anda por ai, peguei nela ao colo, tem 6 meses e e linda. Tem os olhos pintados de preto como todas as crianças hindus... protege dos demonios.
Um rapaz que vende quinquilharia religiosa explicou-me os nomes dos deuses hindus. Estou uma craque noutras religioes.
Muito mais, um fervilhar de actividade. De repente e preciso encostar, vem uma vaca enorme que nao sabe pedir licenca. Muita gente, criancas, velhos muito velhos, vida muita vida, cheiro a incenso, a bosta de vaca por lado o lado, cheiros estranhos de comidas, de perfumes patcholis.
Beijos
Joana

0 Comments:

Post a Comment

<< Home